Ano novo.

O processo criativo não exige inspiração nem tampouco talento. Apenas cria aquele que é capaz de enxergar a realidade e consegue transcrevê-la em palavras. Uma definição da poesia que mais gosto é que a poesia é arte de recriar a realidade, uma vez que ela descreve as coisas que são pela subjetividade do autor. Muito teórico? Concordo, mas a poesia é isso, enquanto que na análise comum dos fatos mostra as coisas como são de fato, a poesia desconstrói as coisas e monta de novo.
Por exemplo, na análise comum se descreveria uma poltrona como um móvel de madeira ou de metal que se utiliza para sentar. Enquanto que na poesia se descreveria a cadeira, por exemplo, vendo ela como um alívio ao trabalhador cansado, que pode finalmente descansar as pernas depois de um dia de luta, ou então tratando ela de modo carinhoso, dizendo o quanto ela é importante para si, por motivos subjetivos.
Assim, qualquer um pode ser poeta, desde que para se fazer poesia basta ter olhos e boa-vontade, e não inspiração ou talento, uma vez que inspiração é difícil e talento algo que se conquista com esforço e trabalho duro. Todos podem ser poetas, basta ter poesia em si! Sorria cada dia mais ame mais a todos que cruzarem seu caminho, lembre-se que qualquer um pode amar, basta vontade e a compreensão de que não estamos sozinhos nesse barco, e que dois braços parados vão atrasar a viagem, podendo levar à morte de todos.
Deve-se então se tomar muito cuidado com o bem-estar do outro, para que não se morra. Nesse ano que se inicia, que possamos nos tornar poetas da vida, pois para isso se precisa apenas de olhos. Até mesmo quem não enxerga, pois esses olhos de que falo são os olhos da alma, e esses todos têm. Assim, que nesse ano todos possamos abrir os olhos.

Nenhum comentário: