Volta.

Esses meses que passei sozinho, sem a companhia dos meus leitores, eu pude chegar a algumas conclusões sobre a vida e sobre como ela pode ser maravilhosa. Essa semana que passou eu li um livro que conta a parte da história de um famoso poeta, de nome Agenor, que ninguém conhece por esse nome. E pude observar alguns detalhes...

O mais marcante foi a questão da culpa. Esse sentimento não serve pra nada! Nos faz ficar aprisionado dentro da gente, como uma cadeia invisível em nossa mente. Se nós temos defeitos e cometemos erros, isso é natural, é um direito nosso, até. A Justiça do Universo é justa, e não cobra o que uma pessoa não é capaz de oferecer... Se nós somos imperfeitos, temos o DIREITO de errar.

Outra coisa, que não estava no livro é sobre as questões do amor. Desde que fiquei off, minha vida amorosa ficou mais conturbada do que o convencional. Vi a mulher que considerei ser a mulher da minha vida, me bloquear no MSN pra não falar comigo, vi a mulher que verdadeiramente amo ser mais difícil do que achava e senti um misto imenso de sensações e sentimentos vários...

Conclusões? Sim, muitas. Primeira: não adianta forçar a barra. As coisas acontecem e acontecem espontaneamente. Pra quê se desesperar? Velha lição que aprendi com minha mãe que aprendeu com minha vó: se o que é seu foi embora ou não está do seu lado, deixa livre. Se realmente for seu, vai vir ou voltar de qualquer maneira...

Segunda: nada é para sempre. Sentimentos vão e vêm com uma facilidade quando se tem vinte anos...

Terceira: de onde vêm os problemas amorosos? Do fato de que se confundir sensação com sentimento, paixão com amor... Tenho um amigo que hoje está com quase setenta anos de idade. Solteiro, não quer arrumar uma namorada, pelo simples fato de que hoje "só se namora roçando", na linguagem dele.

Amar não é ter à própria disposição a troca de carinhos... Isso é um elemento que não tem nada a ver com o amor. Amor é você respeitar o direito inalienável que o outro tem de ser livre e feliz, tendo pela pessoa um misto de bons sentimentos: respeito, confiança, vontade de que o outro vença, etc...

Não precisa você estar agarrado com alguém pra você ser feliz... A felicidade está em nós mesmos. Com Joanna de Ângelis, grande psicóloga das almas: "toda vez que se deposita a felicidade em algo que está fora de você o resultado é, invariavelmente, a frustração". Vejam vocês cada um por si: avaliem a própria vida e verificarão, sem contradita, que isso sempre acontece.

Última por hoje: sempre valorizar os amigos. Quando tudo está perdido, quando não houver mais norte em nossas vidas, a presença dos amigos sempre fará grande diferença. Quem não tem amigos, pode contar comigo.

Por útimo, com André Luiz, nosso repórter-espírito ou espírito-repórter: "levante os caído. Você ignora onde seus pés tropeçarão."

Até a próxima!

Nenhum comentário: